COVID 19: Maranhão inicia primeira etapa da vacinação com doses de reforço bivalentes

 

                        - Rosa de França, de 73 anos, reforçou os cuidados com a saúde com a quarta dose de vacina contra Covid-19 (Foto: Divulgação)

Para ampliar a cobertura vacinal, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), convocou a população para se imunizar contra a Covid-19 com doses de reforço bivalentes. Nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, em São Luís, a vacinação com a bivalente da Pfizer também está disponível. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 começou, segunda-feira (27), em todo o país. Inicialmente, a imunização com as vacinas bivalentes será dividida em quatro fases para pessoas que possuem maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Na primeira etapa do reforço bivalentes contra a Covid-19 serão vacinados idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. 

De acordo com a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo, o intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal e manter o cenário de estabilidade da Covid-19 no Maranhão. 

“Hoje nós temos o objetivo de manter a proteção da população maranhense. Com a Campanha, que vem com uma nova vacina de proteção que é a Pfizer Bivalente, nós temos a expectativa de vacinar pelo menos 90% da população de cada grupo prioritário. Hoje, nós já temos os 217 municípios prontos, com as vacinas disponíveis, para ofertar para esse primeiro público”, ressaltou.

Quem aproveitou para se vacinar com a bivalente foi a senhora Rosa de França, de 73 anos. A dona de casa já havia tomado três doses e foi à Policlínica Vinhais em busca da sua quarta dose, onde foi informada pela equipe de saúde da possibilidade da bivalente.

“É uma coisa muito importante você cuidar da saúde, a minha já é toda comprometida. Quando eu tive Covid, eu já tinha tomado duas doses, então não foi tão violento assim. Essa vacina deve ser melhor que a outra, a cada tempo que passa o homem estuda mais e a medicina melhora”, comentou, Rosa de França. 

Na Rede Estadual, as Policlínicas Vinhais e Cidade Operária oferecem vacinação de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, a Policlínica Vinhais está disponível para vacinação das 8h às 12h. Além da bivalente, a população também encontrará as vacinas monovalentes contra a Covid-19 e as vacinas de rotina para atualização da caderneta vacinal.

Secom