MA-203: Moradores realizam protesto e interdição


Um grupo de manifestantes bloqueou as duas vias da Estrada do Araçagi (MA-203), na altura do bairro Sol e Mar, durante o início da tarde deste domingo (26). Segundo informações preliminares, os moradores realizaram o ato em resposta à morte de um homem identificado como Rafael Jorge Pereira, de 30 anos, que ocorreu na madrugada de sábado (25).

De acordo com relatos de moradores, os policiais teriam realizado uma abordagem abusiva, ao que Rafael Jorge teria oferecido resistência. Após a reação, policiais teriam disparado contra o homem. A Polícia Militar (PMMA) informou ao que as circunstâncias em que o episódio aconteceu estão sendo apuradas em uma sindicância.

Sobre a manifestação da tarde deste domingo, a Polícia Militar disse que alguns moradores atacaram um veículo de transporte coletivo e soltaram rojões contra a viatura da PM, momento em que foi necessária a intervenção policial. Um morador precisou ser conduzido ao Plantão Central do Cohatrac.

Após a tentativa da PM de acalmar os ânimos, a manifestação foi sendo dispersa e os militares permaneceram no local para restabelecer o tráfego de veículos.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) posicionou-se, garantindo que a morte registrada no sábado será investigada pela Delegacia de Homicídios, mas afirmou que repudia qualquer atitude que viole o respeito à dignidade humana. Veja nota na íntegra.

NOTA

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que neste domingo (26) a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou uma ação preventiva do bairro do Sol e Mar, na Avenida Sol Nascente, acompanhando uma manifestação de moradores.
Durante a manifestação, houve interdição desta avenida, bem como da Avenida dos Holandeses. Contudo, alguns moradores atacaram um veículo de transporte coletivo e soltaram rojões contra a viatura da PM, momento em que foi necessária a intervenção policial. Nesta ação, uma pessoa foi detida e apresentada no Plantão Central do Cohatrac. A avenida foi liberada para restabelecer o tráfego de veículos.
No que diz respeito à morte registrada durante a madrugada, a SSP informa que o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que as circunstâncias em que o episódio aconteceu estão sendo apuradas em uma sindicância.
A PMMA informa, ainda, que denúncias que envolvam a conduta de profissionais do Sistema de Segurança Pública sejam feitas, diretamente, na Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública, que funciona na sede do órgão, na Vila Palmeira.
O Comando-Geral da PMMA ressalta, ainda, que repudia qualquer atitude que viole o respeito à dignidade humana.