SÃO PEDRO E SÃO MARÇAL - O QUE FUNCIONA?


O feriado do Dia de São Pedro, dia 29, altera o funcionamento do comércio em São Luís. Na quarta-feira, o comércio e órgãos públicos fecham as portas. Apenas supermercados e shoppings centers funcionam.
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o dia 29 de junho, Dia de São Pedro, é considerado feriado municipal, portanto o comércio deverá permanecer fechado na capital.
 
O comércio varejista de gêneros alimentícios (supermercados), conforme decisão firmada entre empregadores e empregados por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, poderá funcionar normalmente.
 
Nos shopping centers, as lojas e quiosques não abrirão as portas. Funcionarão apenas cinemas, praças de alimentação, parques infantis e supermercados. Os shoppings funcionarão das 12h às 22h.
 
São Marçal
 
No João Paulo, as lojas não abrem também no dia 30, em razão da festa de Dia de São Marçal, que acontece tradicionalmente no bairro.
 
Bancos e órgãos públicos
 
Nas agências bancárias, não haverá atendimento nesta quarta­feira. Os consumidores podem utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone para fazer transações financeiras. Na sexta­feira, dia 01º, o expediente será normal. Os carnês e contas de consumo (água, energia, telefone e etc.) vencidos no dia 26 poderão ser pagos sem acréscimo no dia 27.
 
Nesta quarta-feira, dia 29, Dia de São Pedro, feriado municipal em São Luís, não haverá expediente nos órgãos estaduais que funcionam no âmbito da capital maranhense, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial.
 
A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do Poder Executivo Municipal nesta quinta-feira, dia 30, após o feriado de São Pedro, dia 29. O expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na sexta-feira 1º de julho.