Quem acha que o SBT é visto como uma
emissora velha, “mofada” e filial brasileira da Televisa pelas agências
publicitárias está redondamente enganado.
Uma publicação da revista “Meio e
Mensagem” surpreendeu a muitos ao revelar que a emissora de Silvio
Santos é muito bem vista no mercado da propaganda.
“Uma rede de televisão que conseguiu
preservar sua essência popular e a linguagem familiar, ao mesmo tempo
que acompanha a evolução dos meios de comunicação e de consumo de
conteúdo” essa é a imagem que, segundo o portal da “Meio e Mensagem”,
os profissionais de agências de publicidade têm do SBT.
Paulo Gregoraci, vice-chairman e COO da
WMcCann, analisa sobre a emissora: “Tenho a recordação de que, desde
1981, a emissora possui essa conexão com a família. Essa é uma das
características do próprio Silvio Santos que acabaram tornando a empresa
uma das principais e mais competentes TVs do Brasil”.
“O SBT se dispôs a proporcionar diversão
à família. A emissora tem alguns hits em sua programação, que atingem
crianças e adultos e acredito que tenha sido uma opção honesta não
brigar para ser uma TV que produz conteúdos caríssimos”, opina Adrian
Ferguson, que é o vice-presidente de mídia da DM9DDB.
Andrea Hirata, vice-presidente de mídia
da Leo Burnett Tailor Made comenta sobre o canal: “a emissora tem uma
programação que agrada a família brasileira, mas principalmente a de
renda média, que representa o maior percentual da população, além de ser
uma das poucas emissoras abertas que preservam conteúdo voltado ao
público infantil”.
“É inquestionável o sucesso da
programação infantil, que alcança resultados significativos de
audiência. Outro ponto forte são os programas direcionados para as
classes mais populares, pois conseguem grande fidelidade de parcela
significativa da população”, diz Flávio de Pauw, diretor-geral de mídia
da Ogilvy, reiterando a força do SBT frente ao público jovem e as
classes mais baixas.
“Enxergo o SBT muito mais maduro em
termos de gestão de qualidade e conteúdo. A emissora não tem mais aquela
‘Silviodependência’, pois conseguiu formar uma equipe de liderança
profissional, com objetivos claros. O mercado sempre teve um grande
apreço pelo SBT e, hoje, isso vem acompanhado de uma visão muito
positiva”, diz Adrian, sobre a evolução da emissora e maio independência
da mesma do seu dono, Silvio Santos.
Gregoraci comenta que o SBT hoje vive
uma boa fase e, nitidamente, diferente de outros canais, tem imagem e
identidade próprias: “O SBT construiu uma identidade definida. A fase da
instabilidade ficou no passado e hoje é notável a existência de uma
gestão muito mais profissional”