Semana de Cultura Popular do Maranhão começa hoje


A Semana de Cultura Popular do Maranhão começa nesta terça (23) e prossegue até sexta-feira (26), no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF), na Rua do Giz, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), por meio da Superintendência de Cultura Popular e CCPDVF, tem como tema “Memória Documental – Um Instrumento da Superintendência de Cultura Popular pela Preservação da Cultura do Maranhão”. O evento faz referência ao Dia do Folclore, comemorado nesta segunda-feira (22).

“Durante os quatro dias de evento serão colocadas em evidência as expressões da rica e variada cultura maranhense. Por meio de exposição, rodas de conversa e apresentações, os participantes discutirão as manifestações populares locais, com destaque à memória”, explicou o superintendente de Cultura Popular do Maranhão, Alaim Moreira Lima.

A abertura será nesta terça, às 16h, com o “Passo da Quaresma “Capelinha – Nossos Santos no Passo”. Em seguida será a abertura da exposição “Memória em Cartaz”, na Galeria do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Na quarta-feira (24), às 15h, Alaim Moreira Lima fala da importância do evento. Às 16h tem roda de conversa com o tema: “O Lúdico no Religioso – Quando o Santo Dá Licença para Brincar”. Para finalizar haverá a  apresentação do Carimbó de Caixeiras de Dona Graça.

A programação na quinta-feira (25) começa com a palestra “Festa de Santo em Terreiro”. Ao final haverá a apresentação do Terreiro Ylê Axé Toy Bedigá. No último dia, às 17h, haverá o lançamento de “Documento Audiovisual” e a palestra “Memória Audiovisual de Eventos da Semana de Cultura Popular do Maranhão”, com Sebastião Cardoso e Alaim Moreira Lima. Às 17h50 tem coffee break e apresentação cultural às 18h.

Programação
Terça-feira (23)
16h – Abertura do passo da quaresma “Capelinha” – Nossos Santos no Passo. E em seguida, abertura da Exposição – Memória em Cartaz. (Galerias do CCPDVF)
Quarta-feira (24)
15h – Fala do Superintendente de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Alaim Moreira Lima
15h30 – Fala do Gestor de Patrimônio Cultural e Imaterial, Neto de Azile
16h – Roda de Conversa:
Tema: O lúdico no religioso- “Quando o Santo dá licença para brincar”
1 – O toque de caixa no Divino e Carimbó das Caixeiras
Pesquisadora: Cláudia Gouveia
Mestre: Dona Graça
17h40 – Coffee break
Apresentação: Carimbó das Caixeiras
Quinta-feira (25)
16h – Roda de Conversa
Tema: Festa de Santo em Terreiro
1 – São Luís Rei de França e Festa de São Benedito/ Averequete
Pesquisador: Sebastião Cardoso
Mestre: Pai Mariano
17h40 – Coffee break
Apresentação: Terreiro Ylê Axé Toy Bedigá
26/8/2016
17h – Lançamento do documentário “Memória Audiovisual de eventos da SCP”
17h50 – Coffee break
18h – Apresentação Cultural