IBGE: Brasil tem quase 900 mil índios





Um estudo do IBGE revelou que existem cerca de 900 mil indígenas vivendo no Brasil.E 60% desse total vive em terras indígenas reconhecidas. Os dados são do censo de 2010 e fazem parte do primeiro Caderno Temático sobre a população indígena.


A maioria dos povos indígenas se concentram nas regiões Norte e Centro-Oeste do país./ Dados do estudo mostram que eles se dividem em 305 etnias, o que faz do Brasil um dos países com maior diversidade sociocultural do mundo.



O estudo também mostra que 75% das pessoas que se declararam indígenas no país souberam informar o nome de sua etnia ou o povo ao qual pertencem.


Outro dado importante é em relação à língua. São 274 línguas indígenas ainda faladas em nosso país. Em áreas demarcadas, quase 60%  de indígenas com mais de cinco anos falam ao menos uma dessas línguas. Já nas áreas urbanas esse número cai e não chega a 10%.



O número de indígenas que moram em áreas urbanas brasileiras está diminuindo. Já em aldeias e no campo o número tem aumentado. A região Norte abriga a maior parcela de índios brasileiros seguida pelo Nordeste, Centro-Oeste Sudeste e Sul.