SISU 2021-1: UFMA adotará Cadastro Único como meio exclusivo de comprovação para estudantes de baixa renda

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), anunciou que adotará somente o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para análise de renda dos candidatos que optaram pela cota de renda familiar bruta per capita, igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Com isso, não será necessária a apresentação do conjunto de documentos comprobatórios de situação financeira, exigido anteriormente. 

Em documento encaminhado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a UFMA destaca que a medida foi tomada no intuito de reduzir possíveis danos aos estudantes de baixa renda, diante do cenário pandêmico, onde as situações de desigualdades sociais se evidenciaram. 

Como se inscrever no CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

O candidato que se enquadra no perfil do Programa e ainda não está inscrito no Cadastro Único pode procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no município e solicitar o cadastramento.

Para mais informações sobre o CadÚnico acesse: http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico. 

Vagas SISU\UFMA

Este ano, a UFMA vai disponibilizar 2.493 vagas no Sisu 20121\1, distribuídas nos 62 cursos de graduação ofertados pela universidade. Destas, 1.248 reservadas à Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que destina as vagas aos estudantes da rede pública, com percentual para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site do Ministério da Educação (MEC), entre os dias  06 e 09 de abril. A seletiva será exclusiva para quem fez o Enem 2020 e não tirou nota zero na redação.

O resultado do SISU 2021/1 será liberado no sistema no dia 13 de abril. 

Agência de Notícias