Facebook é condenado a pagar R$ 6,6 mi por vazar dados de usuários

 


O Facebook foi condenado, nesta terça-feira (23), ao pagamento de multa no valor de R$ 6,6 milhões devido ao vazamento de dados de usuários brasileiros, no ano de 2018. A decisão é da Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo a pasta, caso opte por não recorrer da decisão, o Facebook poderá ter a multa reduzida em até 25%.

Em 2018, dados de usuários da rede social foram repassados a uma consultoria britânica de marketing político contratada para a campanha eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Estima-se que, na época, os dados de mais de 87 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 443 mil brasileiros, tenham sido compartilhados.

Em julho deste ano, a própria Senacon havia anulado a condenação para garantir a ampla defesa do Facebook. As alegações não foram aceitas pela Secretaria, que voltou a estabelecer a multa.

A investigação concluiu que, por apresentar falhas ao informar sobre as configurações de privacidade, o Facebook cometia prática abusiva com os usuários.

 

Fonte: Agência Brasil